sábado, 26 de maio de 2007

Mutante Auto




Aposto que quase todos já vimos pelomenos uma geração do Golf, talvez até mais. Muitos de nós até já o conduzimos, e gostámos. Como todos os carros alemães é sólido, fiável e confortável. Serviu até de base para o anterior Audi TT. Gostamos do Golf. Estão a ver tudo o que sabem sobre o Golf? – Esqueçam.





Este é o Golf GTI W12. Sim, W12. Não, não me enganei, W12. Não estão a ver? Ok. Imaginem um V6. Potente, desportivo, e… Potente. Agora metam dois V6 lado a lado. O resultado? - ISTO!





Este pequeno monstro tem nada mais nada menos que o W12 de 6.0 litros do topo de gama Phaeton, e como se não bastasse, ainda lhe juntaram dois turbocompressores, montado a meio do quadro. Tudo isto a desenvolver uns tremendos 750nm de binário e 650 cavalos de potência às 6.000 rotações. 650!!!
Velocidade máxima de 325 km/h e uma acelaração dos 0 aos 100 em 3.7 segundos! É de doidos!
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Mas...
Por tudo isto há um preço a pagar. Com um ar daqueles um concurso de beleza não ganha de certeza. E depois vem a questão óbvia: porquê?

Sim. Porquê por 650cv num Golf? Apesar da sua altura ao solo ser a mesma que o comprimento médio de uma unha do dedo grande do pé e que o motor esteja montado a meio, à lá superdesportivo, ele não o é. E pensando bem, o carro é pequeno demais para ser eficiente contra um supercarro de puro sangue. Digam o que disserem, este era um pequeno familiar que foi genéticamente alterado. Um superdesportivo é construído à volta do motor, não é moldado à vontade do fabricante. É desenhado a pensar no condutor.

Porquê? - Porque alguém pensou "sabem o que era mesmo engraçado? Era pegar no carro da minha sogra e meter-lhe o motor do carro do meu patrão! A velha vai aprender que comigo não brinca!"

De qualquer modo o que interessa é que o mais certo é não vermos um carro destes nas estradas portuguesas. Vai apenas servir de inspiração para rapazes com bonés de lado montarem placas de fibra de vidro mal moldadas nos seus Golf Mk. IV 1.4 L como se fossem entradas de ar laterais para um motor que (só por acaso) fica na frente do carro. Ficará a queimar borracha nos sonhos de miúdos que pensam que TD é melhor que DB.

Veredicto final: 6.5 em 10

Uma ideia de quem gosta de fazer com que as coisas aconteçam, mas sem pensar nas consequências.























































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